Célula Muscular Estriada Esquelética



Célula, o que é isso?
Célula é a unidade básica de formação da vida, ou seja, as pequenas partes que compõe os seres vivos.


Célula Muscular Estriada Esquelética
















As células semelhantes que desempenham a mesma função agrupam-se e formam os tecidos, esses tecidos se dividem em vários tipos e alguns tem a função de constituir os órgãos do corpo humano, como é o caso da célula muscular estriada esquelética.
Abaixo temos uma tabela com as características dessa célula:
Identificação
Célula muscular estriada esquelética
Tamanho
Pode chegar até a 10 cm
Forma
Poligonal ou arredondada
Localização
Ligada aos ossos
Seres que compõem
Pluricelulares
Tecido que compõe
Tecido muscular estriado esquelético
Órgão que compõe
músculos


Essas células formam o tecido muscular estriado esquelético, que como o próprio nome indica é muscular, ou seja, vulgarmente formam a “carne” dos animais e está ligada diretamente aos ossos, possibilitando movimentos voluntários e rápidos como segurar uma caneta, abrir um pote, andar,  etc.














Algumas particularidades dessas células:

células longas e com muitos núcleos. esses núcleos dessas células estão localizados na periferia, próximos a membrana plasmática das células do tecido muscular.

As células deste apresentam estriações transversais, por isso a denominação de músculo estriado. Essa estriação é formada pela alternância entre uma faixa clara e uma escura. A faixa escura é denominada de banda A e apresenta filamentos contráteis finos (actina) e espessos (miosina). Já a faixa clara recebe o nome de banda I e apresenta apenas filamentos contráteis finos (actina).



Por ser uma célula eucariótica, possui três partes fundamentais:
*Membrana plasmática- é uma estrutura muito fina e elástica, tem como função revestir e separar os meios internos e externos da célula, formado por lipídeos, proteínas e carboidratos, e controlam a entrada e saída de água e nutrientes através da permeabilidade seletiva.
*Citoplasma- é uma região da célula preenchida por uma substância de aspecto gelatinoso, onde ficam “mergulhadas” as estruturas chamadas organelas, ou pequenos órgãos, como os órgãos do corpo.
 As organelas presentes são:
-Complexo golgiense-responsável por armazenar substâncias produzidas pelos ribossomos.
-Lisossomos- responsável digestão no interior da célula.
-Retículo endoplasmático granuloso- responsável pelo transporte de substâncias e pela produção de proteínas.
-Citoesqueleto- rede de filamentos responsável pela sustentação e organização estrutura das atividades celulares.
- Retículo endoplasmático não granuloso- responsável pelo transporte de substâncias na célula.
- Mitocôndria- transforma os nutrientes e o oxigênio em energia para o corpo.
- Ribossomos- responsável pela produção de proteínas.

A célula muscular estriada apresenta, no seu citoplasma, pacotes de finíssimas fibras contráteis, as miofibrilas, dispostas longitudinalmente. Cada miofibrila corresponde a um conjunto de dois tipos principais de proteínas: as miosina, espessas, e as actinas, finas. Esses proteínas estão organizados de tal modo que originam bandas transversais, claras e escuras, características das células musculares estriadas, tanto as esqueléticas como as cardíacas
*Núcleo- é o centro de comando da célula, delimitado pela membrana nuclear e que contém o material genético (DNA) que controla as funções da célula e transmite as características hereditárias.



















Enfim, essas células estão diretamente ligadas aos movimentos do corpo humano e por isso podem também estar associadas a algumas doenças, bem como a adaptação às novas rotinas determinadas por condições patológicas, estado nutricional, idade, programas de treinamento etc.
Doenças relacionadas:
·        


Atrofia muscular- redução do tamanho dos músculos: desnervação-secção total ou parcial entre os nervos e os músculos por ele inervado; desuso- resultante da redução de estímulo ou movimento, pode ser transitória; atrofia por caquexia -normalmente os vertebrados conservam proteínas nessas células, perde-se de 1ª 5% dessas proteínas diariamente e se não houver reposição suficiente ocorre atrofia.




·       
  Hipertrofia Muscular -ocorre em certas doenças como um mecanismo de compensação. Degeneração e regeneração muscular – ocorre em resposta a uma lesão, que pode resultar na destruição total da fibra muscular(necrose) ou de um segmento( necrose segmentar)






Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Realmente estas células são peculiares. Elas compõe o maior tecido constituinte do corpo dos mamíferos, e a maior expressão da capacidade de contração. A forma como um músculo se contrai, através da alteração do potencial elétrico da membrana plasmática, a partir de uma informação enviada pelo sistema nervoso... É uma complexidade e tanto, feita a partir da relação de proteínas (polímeros), miosina e actina. Além de que, são reações que demandam bastante energia, sendo necessário então, muitas mitocôndrias nas células, para realizarem as sínteses de ATPs que serão utilizadas para a contração muscular.
    Maria Teodora Félix da Silva

    ResponderExcluir
  3. Muito bem elaborado! Usaram de uma dinâmica em que primaram pela exposição do conteúdo, foram bastante didáticos, sobretudo no que tange a escrita e as respectivas ilustrações! A leitura sobre o assunto e a maneira como ele está sendo exposto, nos leva a crer o quão dedicado foram os componentes do grupo em estudá-lo. Aos membros dessa equipe, parabéns! Qualidade sempre deve ser mais relevante que a quantidade. Em outras palavras, vocês conseguiram delimitar e sintetizar muito bem o assunto em tela. Nota dez!

    ResponderExcluir
  4. Muito bem feito o blog! percebe-se que a pesquisa foi bem explorada e vocês conseguiram organizar de forma didática e fácil compreensão. Parabéns a equipe.

    ResponderExcluir
  5. A celula muscular estriada esqueletica é importantíssimo para o desenvolvimento motor. Toda e qualquer movimentação voluntária é responsabilidade dela. Pensando em hipertrofia, muitoas acreditam que existe uma multiplicacao dessas células, porem nao eh isso o que acontece e sim o seu crescimento, através das respostas anabolicas do corpo.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da disposição das informações, bem claro com os destaques de forma sucinta do conteúdo e a organizado em tabelas, por exemplo. Teve ilustrações que condiziam ao assunto o que deixou ainda mais didático e informativo o blog.

    ResponderExcluir
  7. Todos os animais utilizam-se do tecido muscular para se movimentar exceto as esponjas, e é graças a contração desses muculos que eles voam, nadam e respiram.Muito interessante o conteúdo abordado sobre o tema, parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Blog realizado com finalidade de informar, educar e instruir. Com linguagem simples e de fácil compreensão. Didático e ilustrado.

    ResponderExcluir
  9. O tecido muscular estriado esquelético compõe cerca de 40% da composição corporal é importante salientar que seus células apresentam um alta atividade metabólica sendo multinucleadas.
    Rebeca da Hora
    Polo: Ilhéus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Protozoário Trypanosoma cruzi