Protozoário Trypanosoma cruzi

    O Trypanosoma cruzi é um organismo unicelular flagelado da familida Trypanosomatidae, sua célula possui um núcleo diferenciado: no citoplasma apresenta o cinetoplasto que possui um DNA mitocondrial.Unicelular porque  possui uma única célula que desempenha todas as funções necessarias para a sua  manutenção ; e flagelado pois se locomove através filamentos finos e compridos .É o causador da Doencas de Chagas.
   Descrita em 1909 por Carlos Chagas, que foi pesquisador e diretor do Instituto Oswaldo Cruz (que deu origem à atual Fiocruz), a doença de Chagas também é conhecida como tripanossomíase por Trypanosoma cruzi ou tripanossomíase americana (terminologia adotada pela Nomenclatura Internacional de Doenças, a NID). Diz-se tripanossomíase qualquer enfermidade causada por protozoários do gênero Trypanosoma, que parasitam o sangue e os tecidos de pessoas e animais. O Trypanosoma geralmente é transmitido de um hospedeiro a outro por insetos – no caso humano, o principal vetor é um percevejo popularmente conhecido como barbeiro ou chupão (insetos das espécies Triatoma infestansRhodnius prolixus Panstrongylus megistus, dentre mais de 300 espécies que podem transmitir o Trypanosoma cruzi). https://agencia.fiocruz.br/doen%C3%A7a-de-chagas

 Imagem de um trypanosoma cruzy

    O ciclo biológico do Trypanosoma Cruzy é heteroxeno, ou seja apresenta mais de um hospedeiro,vai de uma fase intracelular no hospedeiro vertebrado e extracelular no inseto vetor.Passa  por tres fases abaixo decritas:
1-      Amastigota – nessa fase possui a forma arredondada, ainda não possui flagelos, pouco citoplasma em núcleo grande. Está presente na fase intracelular.Observe na figura abaixo estas características:


 Amastigotas de Trypanosoma cruzi

2-      Epimastigota – tem formato alongado, o cinetoplasto está junto ao núcleo, já possue flagelo. Encontrado no tudo digestivo do vetor, que é o barbeiro - animal transmissor da doença.
3                                                         Epimastigotas  de Trypanosoma cruzi

_ - Tripomastigota – nessa última fase já possue flagelo e membrana em toda a extensão celular, o cinetoplasto está localizado na extremidade posterior, formato alongado e fusiforme. É a forma presente no sangue, é infectante para os vertebrados.



Tripomastigota de Trypanosoma cruzi


CICLO EVOLUTIVO 


Observe na imagem o ciclo evolutivo do Trypanosoma Cruzy







Ciclo evolutivo: 1 Um inseto vetor triatomíneo infectado ao alimenta-se de sangue, elimina pelas fezes, tripomastigotas próximo do local da picada. Os tripomastigotas entram no hospedeiro através do ferimento da picada ou por mucosas intactas. 2 Dentro do hospedeiro, os tripomastigotas invadem células próximas ao ponto de entrada onde diferenciam-se nas formas intracelulares, os amastigotas. 3 Os amastigotas multiplicam-se por divisão binária. 4 Então diferenciam-se em tripomastigotas e são liberados na circulação sanguínea. Os tripomastigotas infectam células de uma grande variedade de tecidos e transformam-se em amastigotas intracelulares, num ciclo infectante contínuo. 5 O triatomíneo infecta-se ao ingerir sangue de um hospedeiro vertebrado contendo parasitas circulantes. 6 Os tripomastigotas ingeridos transformam-se em epimastigotas no intestino médio do vetor. 7 Multiplicando-se por divisão binária. 8 No intestino posterior o parasita se diferencia na forma infectante, o tripomastigota metacíclico. Fonte: https://www.researchgate.net/figure/Ciclo-de-vida-do-T-cruzi1-Inseto-triatomineo-se-alimenta-do-sangue-de-mamifero_fig6_331895764


Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Os protozoários, (do latim proto "primeiro" e zoon "animal"), são seres primitivos mas que já possuem um pouco de diferenciação celular. Seres que convivem conosco atualmente. Um parasita unicelular, primitivo que gera uma doença ainda "incurável". A doença de Chagas, é muito conhecida no Brasil, e sua transmissão era favorecida pelas estruturas habitacionais, como casas de taipa, que servem de abrigo para o besouro hospedeiro do protozoário, transmissor da doença. Tendo em vista que uma vez infectado, o ser humano deverá conviver com os sintomas pelo resto da vida, e que dentre um dos sintomas está o crescimento do coração. É preocupante!


    Há 20 anos cientistas vêm desenvolvendo a vacina com o financiamento de diversas universidades brasileiras, sob a supervisão do professor Maurício Rodrigues, da Unifesp. “Mais de 10 milhões de indivíduos na América Latina convivem com a Doença de Chagas já na fase crônica e o tratamento convencional muitas vezes não funciona. A vacinação terapêutica levaria à redução dos sintomas, queda da mortalidade e melhora da qualidade de vida dos doentes”, explica Rodrigues ao Planeta Universitário.
    https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2015/02/vacina-criada-por-brasileiros-e-um-sucesso-contra-doenca-de-chagas.html

    Maria Teodora Félix da Silva

    ResponderExcluir
  3. Não sabia as fases do tripanossoma, esse é um problema de saúde publica.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Blog bem didático, sobretudo sobre o Trypanosoma cruzi . O texto enxuto com as figuras bem escolhidas tornam as informações fáceis de serem captadas. Exemplo é sobre o estágio vetor e o estágio hospedeiro.
    As três fases do seu ciclo biológico foram bem abordadas.

    Dalgifranci

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Apresenta as células de forma objetiva. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. muito boas as informações, o blog e bem didático e a linguagem muito boa. um protozoário pouco falado, uma doença pouco falada mas que acomete diversas pessoas principalmente habitantes de zonas rurais que vivem em situação de vulnerabilidade. seria interessante se varias pessoas tivessem acesso ao verdadeiro conhecimento e assim tomassem os devidos cuidados inclusive no manejo de alimentos que possam conte as fezes do barbeiro (como os subprodutos do açaizeiro, por exemplo). parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  7. O blog realizou a divisão em duas etapas da proposta solicitada, alcançando a proposta sugerida com didática, informações importantes, ilustrações que facilitam o entendimento de quem pesquisa. Uma parte que me chamou atenção no blog foi: diz-se tripanossomíase qualquer enfermidade causada por protozoários do gênero Trypanosoma, que parasitam o sangue e os tecidos de pessoas e animais. Parabéns equipe!!

    ResponderExcluir
  8. O blog está muito bem estruturado, é interessante ver como as doenças conhecidas como a doença de chagas é transmitida . O clico da doença foi mostrado de forma bem dinâmica e de fácil entendimento , assim como a imagem bem elucidada.
    Rebeca da Hora
    Polo: Ilhéus

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Célula Muscular Estriada Esquelética